Aprenda a economizar combustível

TRH1857.TIF

Conheça ações que ajudam você a economizar o combustível

O aumento da gasolina tem tirado o sono de muita gente e, para evitar prejuízos, a regra é economizar. Você sabia que alguns ajustes no carro podem ajudar você na redução desse líquido tão precioso?

O pneu murcho pode ser o responsável por até 20% do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento. Se por algum motivo, precisar ficar parado por mais de dois minutos é melhor desligar o veículo do que ficar com o carro ligado. Dicas simples como essas podem ajudar, e muito, no consumo final do combustível.

De acordo com Anderson Siqueira Pinto, empresário do ramo de combustível, dirigir de maneira correta, ter a manutenção em dia e tomar cuidado ao escolher combustível na hora de abastecer fazem uma grande diferença.

E se você gosta de andar com as janelas abertas, fique atento, porque se estiver acima dos 80km/h, a entrada de ar aumenta a resistência aerodinâmica, o que pode aumentar o consumo de combustível em 10%, em velocidade constante.

Para aqueles que visam a economia, Anderson dá uma dica importante: acelerar antes do início do aclive para não pisar no freio no meio do caminho. “Nas descidas, desça engrenado. É mais econômico do que no ponto morto”, completa.

Pneus descalibrados aumentam a área da roda em com o asfalto. Quanto maior a resistência ao rolamento mais o gasto de combustível. Pneus de baixa resistência aos rolamentos, os chamados verdes, gastam até 10% menos. “É importante calibrar os pneus sempre que abastecer, pelo menos uma vez ao mês”, aconselha.

O modo de dirigir também influencia no consumo. “Sempre que possível passe para a marcha mais alta: a marcha errada aumenta o consumo em 30%”, explica. Existem até dois aplicativos de celular que ajudam a medir as aceleradas e avisam do gasto de gasolina: Drivegain e Greenmeter.

Fatores que mais desperdiçam combustível:

– Pneu murcho – 17,8% a mais de gasto

– Excesso de peso – 10,8%

– Janelas abertas – 9,3%

– Velas gastas – 7,5%

– Filtro de ar entupido – 6,2%

– Rodar em ponto morto – 5,2%

Fonte: Centro de Pesquisas da Petrobrás (COMPES)

Anúncios
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s