Gilson Coelho

Gilson Coelho_optGilson Coelho

Consultor Corporativo

Colunista da revista Belleza Total

http://www.gilsoncoelho.com.br

 

Perfumaria

Categoria estratégica na sua farmácia

shutterstock_113997322_opt

Esta coluna inaugura uma série de artigos e, como não poderia deixar de ser, vai abordar o tema da perfumaria como componente estratégico na composição do Mix de Produtos das farmácias modernas. A perfumaria passou a ter ‘sentido de urgência’, já não é mais uma questão de escolha ou simpatia de alguns proprietários de farmácias, e que necessita ser incorporado definitivamente na operação. Recomendo que você examine com atenção os conteúdos que repercutirão nas edições da revista Belleza Total.

A grande maioria dos proprietários ainda olha a perfumaria com os ‘olhos do passado’, como algo que apenas complementa o pedido dos clientes. Esta é uma visão muito limitada e que se mostrou suficiente nos períodos em que a rentabilidade brotava quase que espontaneamente nos estabelecimentos farmacêuticos. Agora os tempos são outros. Com o aprimoramento dos aparatos fiscal e regulatório, nossas farmácias passaram a conviver com um maior volume de despesas, simultaneamente com restrições na comercialização de produtos, como é o caso mais recente dos antibióticos. A combinação de despesas altas com restrição de faturamento produz impacto direto no resultado da loja.

Se o proprietário examinar com atenção, a perfumaria aponta sim para novas oportunidades, já que o universo dos medicamentos é extremamente regulado e não existe nenhum indício de que isso poderá ser afrouxado no futuro. Muito pelo contrário. Recomendo que a farmácia passe a administrar a perfumaria como uma Categoria Estratégica no composto do Marketing Mix. E, como categoria estratégica é preciso dominar os fundamentos da comercialização, iniciando por compreender melhor as necessidades dos consumidores, desenvolver as competências necessárias para um atendimento diferenciado, entre outros desafios. Eu me refiro a tratar a perfumaria de forma mais profissional, dedicando mais atenção e conhecimento.

Compreendo que o assunto é extenso, não se esgota em uma única reportagem, por isso na próxima edição iremos aos detalhes.

Anúncios
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s