Adriane Werner

de preto rosto_opt

Adriane Werner é jornalista e colunista da Revista Belleza Total

Ministra cursos e palestras sobre Comunicação e Etiqueta Corporativa – Comportamento Profissional

www.adrianewerner.com.br

 

FESTA DA FIRMA

Como devo me comportar em uma festa corporativa?

BebidaO fim do ano está chegando e, com ele, as festas de confraternização. Além das comemorações na própria empresa em que trabalhamos, muitas vezes somos convidados a participar de jantares, almoços e encontros de outras empresas, de parceiros, fornecedores e clientes. Ótimo! A época é mesmo de se festejar.

Mas o momento também é de cautela. Descontrair, divertir-se, fazer novos amigos e fortalecer a proximidade com colegas de trabalho e parceiros de negócios é muito bom, mas atitudes impensadas podem colocar em risco as relações profissionais e, por isso, é importante pensar sobre elas.

Claro que o comportamento de todos deve ser descontraído. Afinal, ninguém vai a uma festa para ficar escondido num canto, sem interagir com as pessoas. E, como o ambiente é de festa, nada de ficar só falando de assuntos de trabalho.Conversas amenas são as mais adequadas, sem muitas intimidades, sem assuntos pesados, como notícias do mundo policial. Política e religião também são temas arriscados, pois remetem a engajamentos muito pessoais e isso pode provocar discussões e polêmicas que destoem do clima agradável que se pretende criar. A ideia é criar um ambiente leve!

Nunca é demais lembrar que devemos ter o cuidado de não sermos inconvenientes. Piadas preconceituosas, brincadeiras que podem soar ofensivas e invasão de privacidade devem ser evitadas a qualquer preço. O risco é muito maior se o ambiente for regado a bebidas alcoólicas. Portanto, alerta: seja sempre comedido, especialmente se beber. Respeite seus limites e os limites dos outros!

Em resumo, o conselho não é de que adotemos atitudes formais, rígidas ou sisudas demais. Pelo contrário, a simpatia é sempre bem-vinda e nos abre portas. Mas os exageros nos expõem a riscos. Nossa conduta deve ser a de ter a consciência de não fazermos nada de que possamos nos arrepender depois. Afinal, os colegas de trabalho e parceiros de negócios continuarão convivendo conosco.

Anúncios
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s