Exercício Físico e Qualidade de Vida

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Edson Ferreira “Prof. Nescau”

Personal Trainer

Colunista da revista Belleza Total

 

 

 

A prática diária e regular de exercícios físicos previne o surgimento de doenças e tem inúmeros benefícios para o corpo humano. Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo durante toda a vida, não só física como mental. Na ausência de exercícios físicos diários, o corpo tende a se tornar tenso o que favorece o aparecimento de lesões, alterações da pressão arterial, estresse e etc. Quando uma pessoa sedentária inicia na prática da atividade física, somente pelo implemento de uma caminhada diária e vigorosa, por exemplo, consegue diminuir os riscos de morte por doenças do coração em cerca de 40%.

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Uma mudança na atitude em relação à prática esportiva e mudança dos hábitos de vida (que incluem a alimentação) trazem grandes benefícios. A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações melhorando a postura, nos tornando rápidos, leves e ágeis.

No campo da saúde mental a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse, combatendo a depressão e elevando a autoestima.

Antes do início da prática de exercícios, a pessoa deve passar por uma avaliação médica, preferencialmente fazer um exame cardiológico completo e cuidadoso. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade dentro da condição física e preferência do futuro praticante, que pode incluir: caminhada, exercícios de bicicleta, corrida, natação, hidroginástica ou musculação. A musculação, por ser predominantemente uma atividade anaeróbia, melhora a força muscular, resistência e flexibilidade dos tendões e ligamentos. Exercícios estes que envolvem grandes grupos musculares podem baixar a nossa pressão arterial, diminuir as taxas sanguíneas de colesterol, triglicerídeos e açúcar, além de prevenir as doenças do coração.

Caso seja possível, uma consulta com um nutricionista pode contribuir para a melhora da saúde e qualidade de vida aprendendo a comer com qualidade através da reeducação alimentar.

Toda e qualquer atividade física quando orientada e controlada por profissionais da área de Educação Física e Saúde, terá uma maior possibilidade de sucesso do praticante no propósito planejado, seja ele a melhoria da saúde ou desempenho.

A melhora da qualidade de vida se dá com a combinação dos fatores expostos acima: consulta ao médico e exames para verificar a real condição física, planejamento e prática de atividade física orientada, alimentação saudável e o descanso necessário para recuperação após a prática de cada atividade antes de um novo estímulo físico.

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