Boa da Pan

Irreverência e autenticidade são garantia de sucesso

Foto: Celso Pilati

Foto: Celso Pilati

Sucesso absoluto e líder de audiência no horário, o programa Boa da Pan, com uma programação dinâmica e interativa conquista, e fideliza, cada vez mais ouvintes. Quando Johnny Linhares, Wagner Jovanaci e Zico Lamour se unem a risada é garantida. O trio recebeu a equipe da revista Belleza Total para uma animada conversa; Wagner e Zico estavam produzidos, respectivamente de Wagnáh e Inri. Alguma dúvida de que sobraram gargalhadas?

Produzir um programa com duas horas de duração não é uma tarefa fácil. O segredo para tanto sucesso? Na opinião dos apresentadores o grande diferencial é a naturalidade e a seriedade com que o trabalho é feito. Para eles, fazer rir tem que ser algo natural, sem utilizar a apelação e a falta de respeito com os convidados ou com os ouvintes. “Fazer o simples, sem agressividade e com respeito. Agindo assim, não tem como dar errado. É sucesso garantido”, diz Wagnáh com seu humor ímpar.

Recentemente o programa passou por uma repaginada e, diante de mudanças, alguns quadros foram tirados da programação. Com a nova roupagem a participação dos ouvintes aumentou. A descontração e a dinâmica necessária que exige um programa ao vivo, continuam. A interação com o público é sucesso garantido, embora sempre exista o frio na barriga por parte dos apresentadores, pois o participante entra ao vivo e, como diz a Wagnáh: isso é um perigo.

Esse frio na barriga explica porque o programa demorou mais de dois anos para aprovar a participação do público por telefone. “É raro alguém nos surpreender, mas acontece. Pelo humor aplicado ao programa, o medo que o participante fale uma bobagem e não dar tempo de cortar é grande. Quando soltam uma besteirinha, eu já dou um gritinho e o Johnny aumenta o som”, entrega, como ela mesma se define, a traveca mais amada da Boa da Pan.

Sempre ligados para não perder o tempo de uma piada, o programa fica ainda mais interessante com a participação dos ouvintes, que não acontece somente por telefone, muito utilizam das redes sociais para enviarem recadinhos e perguntas para o trio. “A parte mais legal é essa que podemos interagir com o público porque nos obriga a improvisar de imediato, pois nunca sabemos o que vem do lado de lá”, esclarece.

HUMOR

Atualmente as formas de fazer humor estão sendo questionadas. Algumas vezes os humoristas são acusados de fazer bullying e de não serem politicamente corretos. Zico diz não ter problemas com suas piadas. “Eu brinco com as situações do cotidiano, mas nunca com raça, cor e nem me apego a piadas apelativas. Fazer humor sobre o dia a dia das pessoas é a melhor forma de arrancar gargalhadas, porque elas se identificam com a situação. A aceitação é certa”, conta Zico.

PERSONAGENS

Foto: Celso Pilati

Foto: Celso Pilati

Wagnáh, Inri, Padre Quevedo, Roberto Requião, Rafael Greca, entre outros, são personagens que foram aprovados de imediato pelo público. Wagnáh foi criada em 2005, para o teatro. Em 2009, quando o ator Wagner foi convidado a trazer o personagem para o programa o carinho do público foi impressionante e o bordão ‘tá meu bem’ passou a ser repetido pelos ouvintes. “No teatro ela era completamente diferente. Era mais agressiva, uma traveca do mal, barra pesada. Para o programa eu adaptei e a deixei mais leve, brincalhona, meio glamourosa, meio bobona”, conta. Zico e Johnny, juntos, complementam: “E meio burrona”. E o riso é geral.

O ambiente descontraído entrega que ali realmente funciona uma equipe, sem puxões de tapetes e nem ciúmes. Está claro para eles que o sucesso só acontece pelo comprometimento de todos.

Johnny se diz impressionado com a repercussão de Wagná, pois tanto o sexo masculino como o feminino, tem um carinho especial e acabam se identificando com ela. “As situações que ela cria se parece muito com o cotidiano de muita gente. É do povão”, conclui.

Os personagens Inri, Padre Quevedo e o senador Roberto Requião, interpretados por Zico, também são sucesso absoluto. Sobre o personagem Inri, o humorista diz que não enfrenta nenhum problema com devotos e que o público separa muito bem o humor da religião. “A aceitação é boa e é muito difícil aparecer alguém que critique, pois entendem que a sátira é sobre o Inri e não sobre Cristo. As piadas são sempre feitas em cima de algo que aconteceu e teve grande repercussão. Então não tem problema”, esclarece.

APRESENTAÇÕES

Para assistir aos espetáculos de Zico Lamour, conheça os locais de apresentações: Bar Doce Lar, Dom Getúlio Vargas e Curitiba Comedy Club. São apresentados cerca de 15 personagens, entre eles: Gustavo Fruet, Flávio Arns, Henrique Amorim, Casagrande, Galvão Bueno, Roberto Requião, Álvaro Dias, Rafael Greca e Padre Quevedo.

Wagner está preparando um novo espetáculo que será apresentado no Curitiba Comedy Club, que terá, além de Wagnáh, novos personagens.

Por Ana Maria de Jesus

Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário