Combate ao Câncer – Marcadores tumorais

O câncer já foi considerado uma doença de países desenvolvidos. Mas nos últimos 40 anos houve um aumento na incidência e mortalidade nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as estimativas referentes ao ano de 2013 preveem um número aproximado de 518.510 novos casos de câncer.

Nas ações de combate ao câncer, um dos temas debatidos são os exames complementares na área da oncologia, como os marcadores tumorais. De acordo com Selmo Minucelli, oncologista e hematologista do Laboratório Frischmann Aisengart, estes marcadores são substâncias detectadas principalmente no exame de sangue e que aumentam na presença de tumores malignos.

O especialista explica que os marcadores tumorais, em sua maioria, são proteínas ou pedaços de proteínas produzidas diretamente pelo tumor ou pelo organismo, em resposta à presença do tumor. Eles têm sido usados como apoio no diagnóstico, detecção de recidivas, além de ajudar na decisão do tratamento a ser feito. “Eles são exames laboratoriais que ajudam o médico prioritariamente no acompanhamento de pacientes com diagnóstico já estabelecido de alguns tipos de câncer, mas não são indicados para o diagnóstico inicial de alguns tipos de neoplasias, como o câncer de mama e de ovário, por exemplo”, diz Minucelli.

Por isso, os testes para marcadores tumorais costumam ser feitos junto com outros exames para detectar e diagnosticar alguns tipos de câncer, pois a maioria dos marcadores pode ser encontrada em níveis elevados em pacientes que têm condição não cancerosa ou, ainda, porque nenhum marcador tumoral é totalmente específico para um tipo particular de câncer. Além disso, nem todos os pacientes com câncer têm um nível elevado de marcador tumoral. “Mas o uso de marcadores tumorais é considerado um avanço médico e a tendência é que eles sejam cada vez mais específicos para um determinado tipo de câncer e que possam ser utilizados para detectar a presença do câncer antes dos primeiros sintomas”, revela o oncologista.

Alguns marcadores tumorais de valor clínico reconhecido

marcadores tumorais

Anúncios
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s