Correr é um excelente exercício

Mas fique atento, pois a pele precisa de cuidados especiais

Que correr faz um bem danado ao corpo e a mente, ninguém discorda. Só mesmo um corredor nato para descrever o quanto a corrida pode mudar a vida de um indivíduo. Alguns preferem os parques, outros, as ruas e calçadas, praias e academias, enfim, é um esporte que pode ser feito em qualquer lugar e em distintas épocas do ano. Além dos passeios, o corredor usufrui de um corpo com menos gordura e mais firme, com os benéficos efeitos da endorfina, a famosa substância da alegria e do prazer, produzida naturalmente pelo corpo humano.  Mas, em longo prazo, os treinos longos e a exposição solar podem trazer danos à estética da pele. Por isso, os atletas precisam ficar atentos com os cuidados que devem ter, pois vão além da alimentação equilibrada e dos treinos assistidos.

Um dos mais importantes benefícios que o atleta deve proporcionar a sua própria pele é o uso diário do filtro solar, mesmo em momentos em que o sol não esteja forte. Este procedimento serve para evitar as manchas solares, o câncer de pele e o aparecimento das rugas indesejadas. E, não basta o uso de viseiras e bonés. A dermatologista dra. Juliana Jordão, explica que o ideal é que o filtro solar seja específico para a prática do esporte porque estes têm a formulação ideal para não sair com o suor. De acordo com a médica, o fator deve ser alto, acima de 30. E, não basta passá-lo apenas no rosto. “Deve-se cuidar do colo, do pescoço, dos braços, das mãos ou qualquer lugar que tenha a exposição da radiação solar”, ensina a dermatologista. Ela explica que os corredores ou pessoas que praticam atividades ao ar livre, como tênis, vôlei de praia, ou o triatlon, por exemplo, devem ficar atentos, pois fazem parte de um grupo que correm um maior risco de ter câncer de pele. “Não podemos esquecer que o filtro solar dura de 2 a 3 horas na pele e, por isso, deve ser sempre reaplicado”, explica a médica.

O emagrecimento excessivo também prejudica a aparência da pele do corredor, pois naturalmente elimina do rosto as maçãs naturais e faz a pessoa aparentar muito mais idade do que realmente ela tem. Conforme a Dra. Juliana Jordão, para trazer de volta as maçãs, a solução ideal seria o preenchimento com ácido hialurônico, pois faz uma grande diferença na estética para as pessoas com perda de volume. “O ácido também pode cobrir os vincos como o bigode chinês, pois recoloca o volume natural que a pessoa tinha anteriormente, proporcionando um aspecto mais jovem”.  A toxina botulínica também é um procedimento muito procurado por esportistas na clínica.  “O botox tira do rosto as rugas da testa, ao redor dos olhos e as do pescoço. Estes dois procedimentos, em conjunto, podem dar um aspecto muito natural e rejuvenescedor aos atletas, mas nada impede que sejam feitos separados”.

Outro assunto que também causa muitas dúvidas aos atletas é sobre o uso das vitaminas e substâncias que ajudam os corredores a não liberarem radicais livres em excesso. São os antioxidantes. “Os atletas produzem grande quantidade de radicais livres. Os antioxidantes reduzem os efeitos dos radicais nas células. Cada paciente tem um aspecto diferente e o cuidado é específico para cada um deles. Podem ser feitos tratamentos com cremes e em pílulas. “As cápsulas são muito eficientes e fazem muita diferença na prevenção do envelhecimento e do próprio câncer de pele”. Mas não é igual para todo mundo e a cada dia se descobre uma novidade”.

Mas, entre correr ou não correr, não há dúvidas. O esporte é o que mais tem novos adeptos e proporciona o melhor exercício aeróbico que possa existir. Além disso, causa a felicidade, um santo remédio para o rejuvenescimento e outras doenças afins.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Moda e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s