Alimentos que ajudam a prevenir doenças

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Você sabia que o azeite de oliva pode ajudar a prevenir o câncer de mama e de próstata, diminuir o riso de problemas do coração, reduzir o mau colesterol e até aliviar os sintomas da TPM? Este é apenas um dos produtos incluídos na lista dos alimentos funcionais, um dos temas mais estudados pelos pesquisadores no mundo inteiro.

Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico do Frischmann Aisengart, explica que o termo ‘alimentos funcionais’ foi primeiramente usado no Japão nos anos 80. Além de serem nutritivos, eles proporcionam um benefício fisiológico adicional e também são vistos como promotores de saúde, podendo estar associados à redução do risco a certas doenças.

Scharf esclarece que, sozinhos, esses alimentos não podem garantir uma boa saúde, mas apenas melhorá-la quando fazem parte de uma dieta variada incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes. “Assim como qualquer outro alimento, o consumo dos funcionais não está liberado. É preciso moderação”, afirma.

No Brasil, somente em 1998 foi aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a regulamentação técnica para análise dos chamados ‘alimentos com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde’. Alimento funcional é definido pelo Ministério da Saúde como aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.

Como as pesquisas nesta área são recentes e muito intensas, as descobertas não param de acontecer. Confira abaixo algumas conclusões indicadas pelo endocrinologista.

Abacate – combate a ação do cortisol, hormônio que favorece o estímulo de gordura no abdômen, atiça a fome e a vontade de comer doce. É rico em gordura monoinsaturadas, que ajudam a emagrecer. Porção ideal: 1 colher de sopa. (14 calorias)

Castanha-do-pará – tem alto teor de selênio, o que aumenta a disposição e evita que o organismo sofra com os efeitos dos radicais livres produzidos em situações estressantes, além de evitar oscilações de peso. Porção diária ideal: 1 por dia (27 calorias)

 

wallpaper-1216097Frutas vermelhas – ajudam a reduzir o colesterol e aumentar a imunidade do organismo. Porção diária ideal: 1 xícara de morango, amora, framboesa ou acerola (cerca de 55 calorias)

 

 

Gérmen de trigo – o cromo presente no gérmen facilita o metabolismo do carboidrato. Com isso, reduz a vontade de comer doces, fast-food e alimentos ricos em gordura. Porção diária ideal: 2 colheres de sopa (100 calorias)

Iogurte – o cálcio presente no iogurte se liga à gordura ingerida formando uma substância que não é absorvida pelo organismo. Porção diária: 3 potes de desnatado (85 calorias por pote)

 

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Maçã – a pectina, presente na casca, transforma-se em uma espécie de gel ao chegar no estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. Contém também potássio, que ajuda a combater o inchaço provocado pelo excesso de sal no organismo. Porção diária ideal: 1 maçã com casca (80 calorias)

 

 

Salmão – estudiosos garantem que o ômega 3, presente em grandes quantidades no peixe, ajuda a queimar as calorias antes que sejam armazenadas no organismo. Porção diária: 200 g, três vezes por semana (580 calorias)

Shitake – possui tanta proteína quanto a carne vermelha e alto teor de fibras. O sabor intenso aciona o sistema nervoso cerebral mandando mensagem de saciedade. Porção diária: 100 g.

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