Brotas

Aventura e natureza em um único lugar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Localizada no Estado de São Paulo, a 240 km da capital, Brotas está entre as principais opções de turismo para aqueles que são adeptos ao ecoturismo. Com um amplo parque de diversões na natureza, o lugar é ideal para famílias e grupos de amigos que buscam diversão aliada a aventura. A geografia privilegiada, a variedade de atividades, os atrativos naturais, aliados a boa comida e a um povo hospitaleiro faz do lugar inesquecível.

Brotas se destaca pelo alto nível de seus profissionais de turismo, certificados pelo Inmetro. “Em Brotas já são seis atividades cujas operações foram certificadas em Gestão da Segurança pelo Inmetro”, diz Andrea Reis, coordenadora da Comissão ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – e empresária da primeira operadora brasileira a conseguir a certificação para passeios de quadriciclo.

A chegada na cidade já impressiona os turistas. Da estrada, nas proximidades da Serra do Itaqueri, se pode ver as paisagens do relevo das Cuestas Basálticas com Mata Atlântica em suas encostas, seus morros, chapadas e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de Cerrado. No centro, a beleza natural do Parque dos Saltos se destaca. Lá passa o Rio Jacaré Pepira, que apresenta taxa de 89% de pureza em suas águas, quedas e corredeiras. Em 1911 a cidade já produzia a própria energia elétrica e a antiga Casa das Máquinas, se encontra no interior do Parque, como testemunha da história. Ainda no centro da cidade avistam-se os Casarões da Avenida Mário Pinotti e o Museu do Café.

A cidade tem grande destaque em beleza natural com muitas cachoeiras, nascentes de água cristalina, além do Rio Jacaré com suas corredeiras e afluentes. O cenário é perfeito para a prática de Turismo de Aventura e Ecoturismo. É a maior variedade deste segmento no país. Rafting, bóiacross, canionismo, cachoeirismo, caminhada na natureza, escalada indoor, rapel, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas, cavalgada, quadriciclo, passeios Off Road são apenas algumas das opções.

Para aqueles que escolheram Brotas como destino turístico, podem contar com boa infraestrutura. As opções de restaurante variam do caipira ao temático e as inúmeras alternativas de hotelaria são atrativos para todos os tipos de gostos e bolsos. Sem contar os inúmeros sítios turísticos. Dentre eles o mais moderno observatório planetário da América Latina, pois o céu da cidade é muito estrelado, principalmente nas estações de outono e inverno.

No turismo rural, algumas fazendas abrem suas portas, servindo deliciosos lanches da tarde, levando o turista à interação com o campo, tirando leite de vaca, passeando de charrete e conhecendo o processo de fabricação de laticínios. Muitos produtores rurais da agricultura familiar oferecem, de maneira artesanal, licores, cachaças, mel, doces regionais e compotas variadas. No artesanato se pode encontrar bordados, artigos feitos em bambu e a grande novidade é um ateliê de cerâmica com apresentações da técnica Raku. “Em Brotas, todas as estações do ano são boas para o turismo.

No verão, o rio fica mais alto com corredeiras imponentes e a alta temperatura torna o ambiente convidativo para as atividades aquáticas como Rafting e bóiacross e para os famosos banhos de cachoeira. Já no inverno, os dias azuis e agradáveis são ideais para a prática de atividades como arvorismo, cavalgadas e trilhas. Nesta estação o nível do rio Jacaré fica mais baixo tornando as corredeiras mais tranquilas e a água mais transparente”, explica Vivian da Cunha, diretora de Marketing da ABROTUR, Associação de Empresas de Turismo de Brotas e Região.

Anúncios
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s