Curso de Farmácia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por Ana Maria de Jesus

A profissão de farmacêutico é uma das mais antigas que existe, as chamadas profissões clássicas. A importância e a responsabilidade do profissional é tão grande que, em alguns casos, alguns pacientes, antes de irem ao médico, passam em uma farmácia procurando pelo profissional. Vale lembrar, que a visita ao médico é indispensável. De acordo com Cynthia França Wolanski Bordin, coordenadora do curso de Farmácias da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, a profissão oferece um leque de atividades bastante amplo no mercado de trabalho.

Para se tornar um bom profissional, além do comprometimento com os estudos, é imprescindível buscar instituições de qualidade. A PUC-PR ciente da grande responsabilidade que é educar mantém o curso de farmácia como um dos melhores do Estado. O curso possui um período de cinco anos, com uma base grande de conteúdo de humanas, citologia, química e biologia celular. Nesse tempo, várias atividades são realizadas em paralelo pelos estudantes. A partir do terceiro período, inicia ciência farmacêutica e o contato com os pacientes. Cinthya aponta alguns diferenciais do curso que possibilitam uma melhor formação. “Na instituição temos uma Farmácia Escola, que possui uma melhor ambientalização do estudante na área. Trabalha-se com medicamentos industrializados, manipulados e homeopáticos, sempre atento ao controle de qualidade dos produtos”, informa. A preparação para o mercado também acontece através da inserção dos alunos em hospitais onde percebem a realidade e as necessidades dos pacientes.

Sempre pensando na qualidade de aprendizado de seus alunos, a PUC-PR está sempre em busca de inovação e, mais uma vez, sai na frente ao implantar treinamentos de atendimento. Durante o curso, na grade curricular, o estudante terá que avaliar alguns atores, que farão o papel do paciente, diagnosticar os sintomas e apontar a patologia. “Nesse processo acontece um acompanhamento do paciente. Vamos usar como exemplo o diabético. Muitas vezes ele precisa de uma orientação para usar adequadamente a insulina, como armazenar os medicamentos, entre outros itens”, esclarece a coordenadora.

Mercado

shutterstock_73937056

Para aqueles que querem seguir a profissão, mas ficam receosos na hora de procurar emprego podem ficar tranquilos. O mercado anda carente desse profissional e, quando formados, rapidamente são absorvidos. Engana-se quem pensa que o campo é restrito. O leque de atuação do profissional é amplo e inclui, entre outras, a área de cosmética que tem absorvido cada vez mais profissionais. A pesquisa é uma área que tem sido vista com bons olhos por esses profissionais. “Temos formado excelentes pesquisadores, porque o farmacêutico têm uma base química muito forte e também há formação na área de saúde. Essa interdisciplinaridade dá origem a um profissional extremamente interessante voltado na busca de respostas de pesquisa”, esclarece Cinthya.

Apesar das perspectivas de atuar em várias áreas, em algumas, o domínio é absoluto: é o caso do mercado de farmácias. De acordo com a legislação brasileira, todas as farmácias têm a obrigatoriedade em manter um profissional dentro do estabelecimento enquanto ele estiver aberto. “Também há áreas que o profissional tem suas atividades compartilhadas, onde as empresas fazem questão de ter um farmacêutico. As principais são as áreas de indústria farmacêuticas, a indústria de alimentos e a indústria de cosméticos”, explica.

Atualmente o mercado passa por uma carência do profissional, principalmente o setor de farmácias. Para as pequenas cidades, a situação é ainda mais complicada. Muitos estudantes procuram os grandes centros para estudarem e, ao concluírem o curso, não voltam para as suas cidades, que geralmente são do interior. Este é um dos motivos da defasagem dos profissionais em algumas regiões.

Anúncios
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s