William Meirelles

para coluna_pp_opt

Professor Especialista em Treinamento Individual e Qualidade de vida pela PUC/PR. Diretor técnico da GF Assessoria Esportiva, Personal Trainer, Avaliador Físico e Triatleta em Curitiba

www.gfassessoriaesportiva.com.br

Treinamento personalizado

Quem busca treinar com qualidade, sem lesões e chegar com rapidez aos objetivos deve procurar uma assessoria esportiva ou um profissional de educação física especializado

esporte_optA onda de cuidar da saúde e da boa forma fazendo exercícios físicos pegou mesmo e a ordem agora é buscar uma atividade física que combine com o jeito de cada um. Claro que isso tudo é muito positivo, mas a decisão de mexer o corpo não é tão simples quanto amarrar um par de tênis nos pés e sair por aí correndo, pulando ou puxando peso.

Pode parecer fácil. Afinal, há dicas em sites, revistas e até aplicativos para telefone celular que prometem transformá-lo num atleta de alta performance. Mas, mesmo com tanta modernidade, os relógios de corrida, as revistas sobre atividade física e os sites de esportes não têm tecnologia suficiente para determinar o melhor treinamento para cada pessoa. Esses produtos podem dar dicas de como realizar uma atividade, mas não sabem se determinado indivíduo tem uma patologia grave, qual a sua condição física, se os seus desequilíbrios musculares poderão criar lesões ao tentar realizar a façanha de se aventurar na atividade física.

A corrida, por exemplo, é democrática. À primeira vista, todos podem pegar um par de tênis e sair pelos parques e ruas da cidade, alegres e cheios de energia. O treinamento com pesos parece ainda mais tranquilo: é só passar a catraca da academia e levantar os pesos. Para a turma das barras e muros dos parques, pode parecer que é só começar a saltitar, pois é treinamento funcional e treinamento militar.

NÃAAAOO! A atividade física não é simples assim.

Toda a atividade física precisa ser adequada a cada indivíduo e todo esforço deve ser adequado à realidade de cada praticante. Somente o profissional de educação física é capaz de realizar a avaliação e a prescrição dos exercícios e determinar a carga adequada para a realização da atividade.

O professor fará uma planilha de treinamento direcionada a você. São

utilizados princípios de treinamentos (individualidade biológica, volume X intensidade, especificidade). Além disso, é o profissional da área que saberá adequar o treinamento ao seu dia a dia. Ele irá observar, ao seu lado, a correta execução dos exercícios propostos e perceber qual sua disposição para atividade no dia.

O professor presente é capaz de atuar sobre a qualidade do dia treinado e também realizar avaliações periódicas para mostrar a evolução do treinamento.

 Vale a pena investir em você. Quando pensar em atividade física, procure uma academia, uma assessoria esportiva ou até mesmo um personal trainer. Lembre-se: investir na prevenção é não gastar com a remediação.

Anúncios
Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s