Como anda a sua memória?

cidadania_fmtPor Ana Maria de Jesus

Muitas pessoas dizem que o Brasil só começa a funcionar após o Carnaval. A folia já acabou e a correria do dia a dia voltou. O trabalho, a família, os estudos, enfim, as responsabilidades devem ser cumpridas. Mas e a sua cidadania, como anda? Como está o seu compromisso com a sua cidade, com o Brasil? Votar não é o suficiente. Precisa ser muito mais.

O exercício da cidadania tem ligação direta com a noção de direitos políticos, que são direitos e deveres pelo qual o cidadão pode intervir nas decisões do Estado. A forma mais democrática deriva do direito de votar e de ser votado.

Acompanhe o trabalho dos seus representantes. É preciso ter em mente que o mandato é público, ou seja, do povo. Para o vereador Valdemir Soares, a participação da população é importante e essencial para que a cidade, o estado e o País avancem. “Procure acompanhar o trabalho dos políticos, principalmente daqueles que receberam o seu voto. E se eles não responderem as suas expectativas, da próxima vez pesquise mais e mude o seu voto”.

Chico do Uberaba faz um alerta importante sobre o papel do vereador: levar projetos para a cidade em que atua e fiscalizar o desempenho da prefeitura municipal. “A ação dos vereadores não pode ser voltada apenas para os locais em que teve uma forte votação, mas para toda a cidade. O papel do político é muito mais do que doar uma cadeira de rodas”, alerta.

É comum ouvir as pessoas falarem que não gostam de política e que não lembram em quem votaram nas últimas eleições. De acordo com o estrategista de marketing, Gabriel Rossi, o grande vilão pelo desinteresse é a corrupção. Ele alerta para o surgimento de um novo eleitor: o neoeleitor. Ele é moderno, mais digital e trata suas opções políticas como se fosse um investidor na bolsa de valores. “Ele quer ser surpreendido positivamente e cada vez mais deposita seu interesse em um portfólio restrito de políticos que oferecem uma proposta mais dinâmica, visionária e criativa”, informa Rossi.

Direitos e deveres

Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s