Menina-moça

A primeira visita ao ginecologista

Por Ana Maria de Jesus

Durante a adolescência, é comum surgirem dúvidas entre os pais em determinar qual é a idade certa de levar a filha ao ginecologista. A visita a esse profissional é importante para que a fase da adolescência seja tranquila e saudável.

Vale lembrar que as consultas não devem estar restritas apenas para mulheres que já tiveram relação sexual ou querem iniciar a vida sexual. Virgens podem e devem fazer acompanhamentos ginecológicos.

De acordo com Carlos Dale, ginecologista da Casa de Saúde São José, a primeira visita deve ser realizada se a adolescente sentir algum desconforto, dor ou queixa e isso independe da idade. Caso nenhuma reclamação apareça, a recomendação é que as datas das menstruações sejam anotadas para que seja analisado se o ciclo hormonal está regular ou não. “Quando a menina começar a se interessar pelos meninos, é o período mais adequado para o primeiro contato, para que possa ser orientada quanto à prevenção da gravidez não desejada e também sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, explica o ginecologista.

O diálogo dos pais com as adolescentes é muito importante para que os fantasmas de uma visita ao ginecologista sejam afastados. Na primeira consulta, geralmente a conversa gira em torno de assuntos como anatomia, fisiologia, prevenção de gravidez e infecções.

A procura de um acompanhamento ginecológico como rotina ainda é pequena, mas tem crescido. É preciso derrubar o mito de que a visita ao profissional está obrigatoriamente relacionada com uma vida sexual ativa.

DICAS

O primeiro contato com o ginecologista deve ser principalmente para conhecimento mútuo. O objetivo é que a adolescente veja no profissional um amigo e não um repressor.

Se, após a conversa, a paciente não quiser ser examinada, não se pode forçar. Em um próximo contato, o profissional faz o exame ou solicita-se algum exame complementar (ultrassonografia) até a paciente sentir-se confiante com o médico.

Esse post foi publicado em Matéria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s